Esse 2025 foi um ano de mudanças não somente externas, mas internas também. Provavelmente não consegui cumprir grande parte das metas que eu tinha estipulado, mas esse ano passei a olhar de um jeito diferente para as coisas e isso me conforta um pouco. As vezes não é apenas sobre cumprir metas, parar pra ver o quanto a gente amadurece nesse processo também é importante.
Esse ano de 2025 foi meio atípico devido a muita coisa que aconteceu, até porque nem defini metas nenhuma, eu apenas tinha decidido qual área da vida eu iria me dedicar: era a minha saúde. No início do ano eu estava totalmente incerta do que fazer e quais seriam os próximos passos na minha vida pessoal e profissional, afinal eu estava aguardando o resultado do visto e foi o momento da saúde da minha avó ficar cada vez mais fragilizada devido ao AVC que ela teve na semana que eu me mudei pra Portugal.
Esse vai ser um recap de 2025, das coisas que aconteceram por aqui, acho importante ter registrado aqui no blog. Acabei nem fazendo de 2024 e o ano parece que só se resumiu ao quase burnout que eu tive 🥲 então já junto esse post com o tema do mês do Entreblogs. Aliás, fez parte de 2025 (bem no finalzinho) eu entrar para esse grupo que me lembra muito a época dos blogs ali de 2010 quando a gente fazia blogagem coletiva e também respondia as TAGS. Muito nostálgico!
Entreblogs é um projeto de blogagem coletiva feito para compartilhar nossas perspectivas sobre os mesmo temas, cada um do seu jeitinho e no seu próprio blog. Se quiser saber mais, na página do blog da Ba tem mais detalhes sobre o projeto =)
Mudei para Portugal e novo emprego
![]() |
| Um dia quero voltar na Foz só pra sair pra fotografar, muito lindo lá! |
Outro acontecimento dentro desse é que consegui um emprego aqui, ainda não é na área que quero e nem um emprego tão confortável, mas já me proporcionou muita coisa até agora e estou feliz. Um passo de cada vez e a gente vai se ajustando. Outros detalhes quero guardar para o post de um ano morando aqui (mês que vem sai!).
Ansiedade não está tão presente na minha vida quanto antes
Isso não significa que ela foi embora totalmente, mas viver meus dias sem ter muitos pensamentos acelerados, poder ir e voltar do trabalho sem ter uma crise, ter segurança em interagir com as pessoas, viver sem muitos medos é uma coisa muito boa! É paz!
Apesar de ainda sentir a ansiedade, os espaços de tempo entre uma crise e outra estão muito longos e olhando para os últimos 10 anos, desde que eu tive o diagnóstico, é uma grande conquista!
Emagreci, porém não consegui ajustar minha alimentação
Eu emagreci devido aos 5 primeiros meses de 2025 que eu consegui seguir o plano alimentar e, depois que arrumei o emprego eu consegui me movimentar mais. Porém o verão chegou e com ele e a alta temporada de turistas na cidade e eu tive que trabalhar cada vez mais, então acabei perdendo o controle do meu plano alimentar.
Como eu passei a encarar a alimentação saudável como um plano alimentar que é pra vida toda e não apenas uma dieta por um período, eu sigo aprendendo um pouco cada dia. Hábitos de alimentação que a gente adquire desde a infância não é tão fácil de interromper em um curto período de tempo, são aí 27 anos de hábito, né? Não tenho pressa pra ajustar a alimentação, tenho a vida toda pra aprender a me alimentar melhor! É uma reeducação e não uma dieta.
Pensar assim acabou tirando uma pressão de mim de precisar cortar praticamente tudo o que eu como pra ontem. As coisas acontecem no meu tempo, de acordo com o que eu vou aprendendo e o meu corpo se acostuma. Em 2025 eu posso não ter seguido o plano alimentar durante todos os meses, mas...
- Experimentei novos sabores que antes eu era resistente. Destaco o abacate, chás quentes e as saladas.
- Parei de tomar refrigerante, em fevereiro completo um ano sem tomar refri 🥳
- Não sinto mais tanto desejo de comer sanduíche
- Passei a sentir falta de ter saladas e ingredientes mais saudáveis no prato
Descobri uma pequena intolerância ao glúten
Junto aí da alimentação, descobri o motivo de eu sempre estar inchada, com muita azia, falta de ar e outros sintomas que atrapalhavam muito meu sono, minha rotina e até minha autoestima. Junto com a nutricionista reduzi o glúten e eu tenho me sentido muito melhor. Já fazem meses que eu não sinto azia e falta de ar após as refeições, também desinchei muito. Até os outros sintomas que eu tinha reduziram drasticamente. Além disso, reduzi também o consumo de lactose por conta de uma suspeita de outro probleminha 🥲mas é a vida, a gente segue cuidando da saúde pra se sentir bem a cada dia.
Completamos 4 anos de namoro
![]() |
| 🥰❤️ |
Quem diria que nós dois, que não tínhamos interesse de namorar por alguns motivos, estamos aqui indo para o quinto ano de namoro. Seguimos nosso relacionamento sempre muito leve, sem dramas e feliz!
Comprei minha câmera
Já digo que tô devendo post sobre ela aqui para o blog, mas olha é cada coisa que aconteceu que nem tive tempo. Eu trabalhei demais final de novembro e dezembro inteiro, aqui o inverno é de muita chuva então nem saio para caminhar. Daí nem usei muito ela.
Eu tô feliz que consegui comprar, mas nem usei muito, então... Não tenho o muito o que falar. Sei que são coisas materiais, mas cada coisinha que eu consigo aqui já é uma conquista para mim.
Bebi um pouco ao longo do ano
E eu nem sou a pessoa que bebe bebida alcóolica. Mas em minha defesa: eu bebo pela ciência 😆 Gente, eu trabalho num restaurante que também é cervejaria, tem uma carta de vinhos, também tive que aprender a fazer alguns drinks, daí como que eu indico qualquer uma dessas bebidas se eu mesma nunca bebi nada? Viu!?! Eu bebo pela ciência!
Então passei a experimentar! Não significa que eu vou sair bebendo tudo e ficando bêbada por aí, mas eu preciso saber qual é o gosto. Acabei descobrindo que não sou muito fã de vinho tinto e que vinhos verdes são os que gosto mais. Também confirmei que não gosto muito de cerveja e que a única que consigo beber é a stout, porém não posso muito por causa do glúten. E eu só bebi a cerveja Super Bock que é a daqui de Portugal, quando minha mãe vier a gente experimenta mais.
Minha avó nos deixou
Sinceramente, não é algo que eu falo muito sobre pois não sei como lidar mesmo depois de meses. Mas quero deixar aqui registrado nesse post. Um dia quando eu tiver mais preparada pra falar sobre, quero fazer um post dedicado a ela aqui pro blog.
Eu acho que amadureci mais
E é o que meu namorado também diz, eu mudei e para melhor. Uma coisa que eu sei é que antes eu não sabia lidar muito com problemas que surgem, sejam eles quais forem, por mais pequenos que fossem a minha solução era chorar e parecia que era coisa de outro mundo, tal qual uma criança quando encontra alguma dificuldade. O que meu namorado diz é que eu fiquei mais resistente aos problemas. Eu acabo raciocinando mais e encontrando mais solução para as coisas, e não apenas entrar em desespero e pensar que aquilo é o fim do mundo.
Ah mas a parte chata é que pra chegar até aqui a gente tem que sofrer, né? Não quero romantizar sofrimento nem nada, mas eu precisei lidar com conflitos ao longo do ano para poder aprender a ser mais forte tanto mentalmente quanto fisicamente.
Trabalhar com atendimento ao cliente, no meu caso como garçonete, me ensinou até bastante coisa e me ajudou a criar uma camada de resistência, ter que lidar com exigências de clientes é um saco. Mas aprendi a racionalizar as situações e não entro mais em desespero quando acontece algum conflito. Aprendi a deixar pra lá as coisas. O que aconteceu já passou e hoje é um novo dia, vida que segue.
Além disso, eu precisei de um trabalho em que eu esteja o tempo todo em movimento pra aprender que o meu corpo não pode ficar sedentário. Hoje em dia eu sinto falta de caminhar, meu corpo pede movimento. Bom, é claro que vou ficar bem melhor quando fizer exercício físico de fato, mas é aos poucos, lembra da alimentação? Então, tô levando as coisas de forma tranquila, sem pressão.
Vida + leve
Eu acho que com tudo isso de ter menos crises de ansiedade, fazer terapia, ajustar alimentação e amadurecimento... eu sigo levando uma vida mais leve, sabe? É claro que os problemas aparecem e vão aparecer futuramente, mas no geral tento encarar as coisas de forma mais positiva, não sendo tão pessimista quanto eu era antes.
✨
As não conquistas de 2025
- Dei uma pausa no trabalho como desginer, mas quero voltar em 2026
- Não finalizei nenhuma leitura
- Não fiz exercícios físicos
- Não fiz nenhuma trilha (esperando meu digníssimo me levar em uma)
- Não consegui ter meu cantinho/escritório por motivos de: não temos espaço.
Também aconteceu por aqui
- Itens desejados e comprados: fone de ouvido bluetooth, meu smartwatch, instax mini evo, roupas de frio e alguns livros (comprados, mas não lidos).
- Visitei algumas cidades aqui nos arredores de Porto (totalizando 4)
- Melhorei no inglês, mesmo não conseguindo conversar muito, mas meu listening está bem melhor
- Fui em dois eventos esse ano com muita gente e não tive nenhuma crise de ansiedade 🥳 Um dia chego a ir em um show de alguma banda que gosto




Comentários
Postar um comentário