quinta-feira, 31 de outubro de 2024

dias tranquilos por aqui

Via Unsplash

Nesse mês eu decidi que iria pedir demissão do meu trabalho pois eu estava quase a beira de um burnout. Resolvi então ficar trabalhando apenas home office como freelancer e construindo meu estúdio daqui de casa mesmo. Então ainda estou nesse processo de me acostumar com uma rotina com mais tempo livre, poder escolher o que fazer e em qual horário, planejar as coisas em paz.

Por aqui eu geralmente termino de trabalhar na metade do dia e não sei bem o que fazer com o restante do tempo livre que eu tenho. Na verdade eu sei, só não consigo decidir o que fazer primeiro. Estou indo num ritmo mais livre e algo como "não importa o que seja, só começa". Estou em um processo de RESET, revendo tudo na minha vida pra botar em ordem as coisas, e não há momento melhor que esse no qual estou mais tranquila de compromissos. Como já dizia Clarice Lispector:

Para se organizar, é preciso se desorganizar internamente.

Também resolvi cuidar de mim, mas não é tão fácil quanto parece. Terapia, alimentação, saúde, cursos, lazer, leitura... Já é bastante coisa. Para começar, voltei para terapia, acho que era o mais urgente. Segundo, voltei para este blog, escrever é algo que acalma meus pensamentos e ficar aqui atualizando as coisas deste blog é algo que eu gosto de passar o tempo. Apesar das recentes mudanças aqui no blog (hospedagem e domínio) eu ainda quero postar aqui sem pressão, ainda vou escrever um post sobre essas mudanças.

Eu sempre imagino que, ao romper com algo que me faz mal, neste caso era a rotina exaustiva que eu tinha, eu logo ficarei bem e as coisas se resolveriam mais fáceis. Mas na verdade não é assim que acontece, eu ainda me sinto ansiosa, ainda não consigo ter ânimo para fazer as coisas, ainda não consigo sair de casa tranquila, ainda tenho dificuldades para me concentrar de uma única tarefa. Tenho que sempre estar me lembrando que todas essas coisas não vão se resolver de uma hora para outra, leva tempo e dedicação, eu preciso ter forças todos os dias para me levantar e fazer o que tem que ser feito no dia, ou pelo menos fazer o mínimo.

Na terapia aprendi um exercício que eu tento aplicar quando estou ansiosa ou quando as coisas não fazem sentido: lembrar qual era o meu desejo quando eu estava nessa rotina exausta de trabalho e listar o que está acontecendo agora no meu dia a dia.

Antes o que eu mais queria era encerrar meu expediente às 18h, ter um final de semana inteiro sem trabalho algum, trabalhar de segunda a sexta apenas, pode fazer meus trabalhos tranquila e sem urgência, sair do piloto automático. Coisas essas que pareciam ser impossíveis!

Hoje eu termino meu trabalho por volta das 14h, às vezes eu estendo mais esse horário, mas não me sinto cansada em momento algum. Eu trabalho de segunda a sexta, tenho meus finais de semana livre. Trabalho de casa tranquila, mas se eu quiser trabalhar em outro lugar eu posso pois tenho liberdade geográfica. As coisas não precisam ser com urgência, eu apenas organizo a minha agenda e faço as coisas mais tranquilas e consigo me programar melhor. E algo que eu não esperava conseguir tão cedo: gostar mais dos materiais que estou fazendo, é muito satisfatório ver um post pronto e gostar do design que eu fiz.

Ainda há várias coisas que quero alcançar como: fazer exercícios físicos, melhorar minha alimentação, ler mais, estudar mais, ter mais momentos de lazer. Mas por enquanto vamos aos poucos, eu já consegui uma coisa, o resto vem depois e com calma. No momento, preciso aprender a aproveitar o agora, curtir os dias tranquilos. Entender que o meu eu precisa de cuidados e que só eu posso me proporcionar. Esse processo tem que ser com leveza e tranquilidade, é preciso tempo para florescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário