Uma retrospectiva de 2019

Ainda dá pra fazer uma retrospectiva?

Eu sempre quis escrever uma retrospectiva e postar aqui no blog, serve como uma forma de registro e eu posso verificar futuramente o que aconteceu no ano. Eu sou péssima para ter noção de tempo, além de ter uma péssima memória, então eu praticamente não sei direito o que aconteceu esse ano pois as lembranças já se misturam com as dos anos anteriores, o que faz eu me perder no tempo no que diz respeito aos acontecimentos da minha vida. 

Fiz um esforço e fui procurar em tudo quanto é canto algum histórico do que aconteceu esse ano. Também acho que é um bom exercício pra eu me lembrar do quanto eu me esforcei esse ano e realizei um monte de coisas na minha vida.

BUENOS AIRES

um dos poucos registros meus em que eu apareço

Em janeiro fiz uma viagem para Buenos Aires. Já tem um tempo que minha mãe e eu decidimos que faremos uma viagem por ano, dessa vez foi para Buenos Aires. Fomos em um grupo de 6 pessoas: minha mãe, meu tio, minhas tias, avó e eu. =) Inclusive tem posts no blog da viagem, ainda não postei tudo, mas um dia a série de posts sai! Prometo, talvez seja metas para 2020? Eu não tenho muitos registros da viagem pois sou do tipo que esquece de tirar fotos, eu me distraio com a paisagem que nem lembro que tenho câmera no celular pra fotografar.

PROJETO MINDU

Nesse primeiro semestre do ano foi a conclusão de mais um projeto de extensão da faculdade. Muitos aprendizados, muitas emoções, dificuldades e desafios que me fizeram evoluir como ser humano. Eu realmente nunca pensei que um dia me envolveria com projetos relacionados a área socioambiental e é mais um aprendizado e experiência que levarei para a vida toda.

A gente produziu um vídeo que foi exibido nas escolas em que estavam envolvidas com o projeto e olha... o que parecia ser algo simples, na verdade foi bem trabalhoso. Mas no final deu tudo certo e as crianças amaram o vídeo!

Fizemos um vídeo no estilo "draw my life" contando sobre o descarte do lixo e a importância da água


O TEMIDO TCC

Em junho fui aprovada no trabalho de conclusão de curso, o tão temido TCC. Algo que eu realmente achei que eu nunca iria concluir era minha monografia, muito menos com uma ótima nota! O período da faculdade foi tão difícil que parece até ilusão que eu em breve irei me formar. Foram altos e baixos para escrever esse TCC, todos os dias que eu passava a tarde escrevendo eram dias que eu passava a tarde chorando. Mas finalmente concluí e me orgulho muito da apresentação que fiz!


O que não me esqueço desse dia foi que depois das apresentações da banca, os orientandos da professora juntamente com a pessoa que fez parte da minha banca, fomos para a casa de um dos alunos que apresentou no dia. Fomos assistir jogo e comer um tambaqui assado. O dia mais aleatório da minha vida: eu, meus amigos, professores e membros da banca em uma casa com um monte de gente que nunca tinha visto na vida tomando umas cervejas e conversando sobre qualquer coisa. E também do nada uma rodinha ouvindo uma das pessoas tocar violão. Foi uma sensação tão boa e tranquila que senti naquele dia e se eu puder aproveitar para ter esses momentos com amigos, irei aproveitar com toda certeza!

ESTÁGIO

Em agosto eu iniciei meu estágio e era algo também que nunca achei que iria conseguir, passei a faculdade inteira e não conseguia estágio por causa da dificuldade de falar inglês que já tinha até desistido. Agora eu trabalho no setor de marketing de uma rede hoteleira, uma área que eu queria já tinha tempos e é algo que eu gosto bastante de trabalhar e estou aprendendo muito!

A FORMATURA DOS AMIGOS

Nesse mesmo mês de agosto alguns dos meus amigos se formaram, muito emocionante a colação de grau deles. Depois desse dia eu os vi menos, porém ainda nos falamos e marcamos os rolês.

____________________________________________________________________________

Além de grandes realizações, também aconteceram pequenas coisas que também fizeram do meu ano ser um ano de realizações e acontecimentos, alguns bons e outros ruins, mas finalizamos 2019 vencendo todos os desafios. Essas pequenas coisas que valem lembrar aqui:

COFFEEHOUSE & BOARDGAME

O Coffeehouse era uma luderia, um local onde você podia jogar jogos de tabuleiro com amigos e família. Também vendia lanches. Eu achei a ideia do empreendimento incrível! Era um local muito aconchegante e ótimo para ir com amigos e família. Fiquei bem triste por ter fechado =( Mesmo não ter conseguido jogar todos os jogos dali, eu nunca joguei tanto jogos de tabuleiro na minha vida. Inclusive tinha um jogo de sushi super legal, que um dia irei comprar pra jogar com os amigos.



O TRABALHO NA AGÊNCIA

Tive a oportunidade de trabalhar por um mês, também no setor de marketing, só que em uma agência de viagens. Foi uma ótima experiência que também aprendi muito!

O OBSERTAVÓRIO DE TURISMO

Continuando os projetos que me envolvi na faculdade, o OBSERVATUR  é um dos projetos que eu me envolvi bastante. Atualmente sou voluntária, trabalho na parte do design e diagramação das publicações. Eu sempre gostei de fazer os trabalhos voluntários na universidade, sempre eles me levavam à algo relacionado a design e eu acabo evoluindo muito nos meus trabalhos. Vez ou outra comparo meus trabalhos anteriores com os atuais e sinto bastante orgulho de toda a minha evolução.

APROVADA EM TODAS AS MATÉRIAS (OU QUASE)

Nesse ano de 2019 foi bastante difícil, mas fechei o ano sem ficar de recuperação em nenhuma matéria, fui aprovada quase em todas! Isso é uma grande conquista se comparar meu desempenho com os anos anteriores da universidade. Fico mais alegre só de pensar que faltam poucos meses pra eu me formar. Na verdade tive que desistir de uma matéria, mas isso não me deixou tão triste.

TIMIDEZ

Meu eu do passado nunca imaginaria que o eu do futuro iria conhecer tanta gente. Eu era muito tímida antes antes de entrar na faculdade, não falava com ninguém e nem fazia questão de me envolver com projetos. Hoje vejo o quanto esse tempo na universidade me ajudou a superar a timidez e aprender a lidar mais com pessoas. Claro, ainda tenho dificuldades, mas relações sociais não aprendemos de um dia para outro, é um longo processo. Em 2019 foi o ano que parei para perceber toda essa evolução.

TERAPIA

Após uns anos tentando ir em vários psicólogos, finalmente voltei pra terapia e estou um tempo já. Tem alguns meses que não tenho crises como antes. A ansiedade ainda faz parte da minha vida em vários momentos, mas aos poucos aprendo como contornar isso tudo. Das vezes que fui nunca tinha resultado e eu até tinha desistido de ir, agora já consigo entender melhor a importância de fazer terapia.

APRENDIZADOS

Esse também foi um ano de aprendizados, não só externos, mas aprendizados sobre mim. É meio louco tudo isso que em 2018 estava tudo tão confuso na minha cabeça que hoje em dia já consigo saber mais quem eu sou. É meio difícil de explicar, mas é algo bem relacionado a "estar bem consigo mesmo, com seu próprio corpo", a se aceitar... E passei a entender que é a minha vida e ninguém tem nada haver com isso.

E NESSA VIDA DE MOTORISTA...

Situações cômicas e inesperadas acontecem também ao longo do ano, como quando o pneu do carro furou. Aparentemente teve um pequeno rasgo, não dei conta de trocar o pneu sozinha. Acontece né? Lembrança importante de deixar registrado, já que nessa recente vida de motorista habilitada não tinha acontecido esses perrengues ainda.



DRINKS E MAIS DRINKS

Aprender a fazer drinks já vem desde 2018 quando estagiei por umas semanas em um hostel e ficava, também, no bar e fazia drinks quando necessário. Eu não tinha habilidade nenhuma, mas aos poucos fui aprendendo. Já sei a Caipirinha, Lagoa Azul e Caipirinha de morango.


O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

É algo que eu deixei como restrospectiva porque foi a primeira vez que eu assisti o desfile de 7 de setembro lá no sambódromo. Eu nunca tinha ido e nem fazia ideia de como era, só via algumas reportagens na TV sobre. Foi bem bacana! Um amigo iria assistir também então fomos juntos, ficamos numa parte que dava pra ver bastante coisa do desfile e era uma área bacana pra tirar fotos.



O SORTEIO

Encerrando nossa retrospectiva: eu ganhei algo em um sorteio! o/ Coisa que quase nunca acontece '-' Em um dos eventos da faculdade sortearam dois rodízios de pizza. Eu ganhei! Fui com a mamãe e minha tia, foi muito legal!

______________________________________________________________________________
Eu quase sempre tenho aquele pensamento de que nada acontece de legal no ano e tenho a sensação de que não fiz nada. Coloquei também pequenos acontecimentos pra gente ver que não só de grandes realizações nosso ano é composto, o fato de eu ter ganho um rodízio me trouxe alegria naquele momento e acredito que vale a pena relembrar pequenos momentos que nos trazem alegria.

Como foi o seu ano de 2019?

0 comments