O encerramento de mais um ciclo

Sabe, dia desses eu estava vendo meus blogs antigos. Eles ainda estão por aí pela internet, pelo menos por enquanto, até eu excluir de vez. Me deparei com alguns posts sobre a faculdade logo no início dela. É muito louco como o tempo muda coisas na nossa vida, né? Apesar de até hoje eu ainda ter algumas opiniões, também me fez querer dizer para Emi do passado a seguinte frase "a hora de desistir não é agora".

Eu terminei a faculdade e foi algo tão difícil. Foi um período estressante, cansativo, desgastante tanto fisicamente quanto psicologicamente. Eu sempre digo que a faculdade acabou com o meu psicológico, afinal foi nela que tive ansiedade, crises de pânico, baixa autoestima, depressão, vivia sem ânimo para tudo. E tudo isso porque eu não queria estar ali, porque não era o curso que eu queria e porque eu, tão jovem, me sentia um fracasso. Eu sabia o que eu queria, mas não tinha mais forças para correr atrás do que eu sonhava. Sempre diminuindo meus sonhos para algo como "que coisa boba!".

Hoje vejo que essa "coisa boba" faz mais sentido agora, já se tornou algo maior e mais forte dentro de mim. Eu sonhava em estudar Design, fazer um layout para o blog, aprender programação, trabalhar com internet e tudo quanto é coisa que fosse digital. Eu sempre dizia que o céu que eu alcançaria era trabalhar na Google. Mas eu sempre achava que era algo pequeno, que não era para mim, que eu nem tinha mais chance com isso. Imagina só, uma pessoa de 17 ANOS, achar que não tem mais chance de sonhar e correr atrás do que quer???

Uma psicóloga ao qual eu ia me disse uma vez que eu tive depressão um tempo da minha vida e que eu não sabia como eu melhorei. E acho que agora eu sei.

Mesmo eu achando que a faculdade foi desgastante psicologicamente, eu sou muito grata a todas as pessoas que eu conheci na faculdade e toda a experiência que eu vivi. Em todas as experiências boas e nem tão boas assim, a gente consegue aprender algo que levamos para a vida toda. Tenho gratidão imensa principalmente aos amigos e professores. Ter me envolvido em projetos por uma causa maior e muitos professores me mostrarem que as coisas que eu gostava (como design, internet e outros conhecimentos sobre) eram muito importante, me incentivaram a sonhar de novo. Me mostraram que eu tenho uma paixão e que eu tinha que continuar a correr atrás de novo. Também agradeço aos meus amigos que não me deixavam desistir e que estavam sempre me apoiando.

Aos professores que estão lendo isso, deixo aqui o meu: MUITO OBRIGADO!

À todas as pessoas que conheci nesse período da faculdade, deixo aqui a minha gratidão a vocês!

E a minha família, gratidão por todo apoio!

Hoje eu olho para mim com mais carinho, com mais compreensão. Consigo vê e afirmar que eu sou boa em algo, que sou inteligente, que eu posso conseguir o que eu quiser e consigo ver com mais clareza a minha evolução. 

Apesar de tudo, esses anos na faculdade me ensinaram muito. Atualmente eu sempre tento olhar com pensamento positivo para as coisas. Aprendi o valor de uma amizade, aprendi a me valorizar, aprendi muito sobre mim, aprendi sobre a importância de lutar por uma causa maior e que se tivermos pessoas dispostas a embarcar conosco, chegaremos muito mais longe. Aprendi que se não tivermos pessoas conosco, que sejamos a nossa própria luz que nos guia no caminho. Aprendi a importância do trabalho em grupo, aprendi a força que uma rede de pessoas têm sobre algo muito maior do que cada indivíduo sozinho. Entendi que cada um tem sua história, sua vivência, seus problemas e passei a olhar para o outro com mais empatia, respeito e compreensão.

O tanto de coisas que aprendi e vivi em 4 anos vão ficar marcados pelo resto da vida. Mas agora tenho a certeza de que eu posso chegar onde eu sonho, de que não é tarde, que tenho ainda muito a viver, aprender e a conquistar.

Fecho esse ciclo com a certeza de que a pessoa lá atrás que passou no vestibular, não é e nem nunca mais será a mesma de que hoje conclui a graduação e está a poucos momentos de ir embora. Hoje eu fecho esse ciclo da minha vida e cheio de histórias para contar no futuro.


Para a graduação pode ser um "adeus", mas para o mundo é apenas um "olá, ainda temos muito a viver". Agora vou alçar vôos e buscar alcançar meus sonhos... A viagem vai ser muito difícil, mas a decisão de agora é apenas o começo de tudo que tenho pela frente.

2 comments

  1. Parabéns pela graduação Tavares! Nossa se formar não é nada fácil não! Acho que exige tanta dedicação e força de vontade pra não desanimar, mesmo depois de tantos semestres.

    Espero que essa nova etapa da vida seja cheia de surpresas boas!

    ResponderExcluir