Organizando as finanças com Notion


Já tentei organizar as finanças com planilhas, papel, aplicativos e nada funciona. Acredito que o que falta é disciplina, eu sempre esqueço de por diariamente os gastos e receitas. Ultimamente estou tentando organizar algumas coisas (como emails, arquivos, finanças, estudos, etc) e estou fazendo isso aos poucos, uma delas são os gastos fixos.

Fiz toda a estrutura no Notion, são duas páginas: uma de lista de gastos e a outra é uma tabela desses mesmos gastos. Ainda não sei se vai funcionar, é um plano pra 2021. Ano que vem vou me mudar de cidade, morar (praticamente) sozinha, então terei que organizar ainda mais a minha vida.


LISTA DE GASTOS FIXOS

Separei os blocos por mês, dentro de cada bloco há a lista dos gastos fixos daquele mês. Abaixo segue um exemplo da estrutura que sigo das listas. 

Printscreen da tela do Notion das contas fixas

✅❌ ícone status - Tipo de gasto - Valor - Data do Pagamento

✅ - Aluguel - R$ 1.000,00 - dia 05

Os ícones na frente de cada linha são o 'X' e um "check" em verde, o primeiro significa que não foi paga ainda, já o verde significa que foi pago. Os tipos de gastos podem ser: aluguel, contas da casa, faculdade, transporte, Netflix, etc. O valor eu coloco uma previsão de quanto vai ser o ano inteiro, conforme eu for pagando cada conta, eu atualizo o valor. Também coloquei a data limite do pagamento de cada conta.


TABELA DE GASTOS FIXOS


Também criei uma tabela, mais para experimentar como funciona a tabela do Notion e porque a visualização de valores e totais de gastos por mês fica melhor do que lista. Também vai ser o mesmo processo da lista, apenas adiciono os valores que foram pagos no mês.
Printscreen da tela do Notion da tabela de contas fixas
Esse é uma pequena organização que vou experimentar em 2021, caso eu necessite de algum método mais detalhado, eu vou alterando ao longo do ano.

1 comment

  1. Olá
    Gostei muito do seu template! Poderia disponibiliza-lo para eu usar no notion tambem?
    Obrigado

    ResponderExcluir