revisão de 2023

tem algo que eu já queria deixar registrado aqui no blog é o assunto: organização. nesse ano de 2023 acabei percebendo algumas falhas quanto a isso e quero ajustá-las na minha vida no próximo ano. mas antes de eu definir as metas para 2024 e como vou executá-las, resolvi fazer uma revisão de 2023. há algumas semanas atrás eu assisti as lives da thais godinho, do blog vida organizada, e muita coisa do que eu aprendi acabei percebendo meus erros nos planejamentos anteriores.

esse ano vou registrando aqui no blog o andamento dos meus projetos, acho importante ter esse registro e olhar futuramente se eu consegui avançar em algo, o que eu mudei e, quem sabe serve de motivação para eu continuar mesmo quando estiver um pouco desanimada. claro que nem tudo irei expor aqui, mas o que eu puder compartilhar que não seja tão tão pessoal, eu vou compartilhar. talvez o post fique um pouco longo pois essa primeira etapa é bastante coisa.

Unseen Studio via Unsplash

quais foram as coisas que aconteceram nesse ano de 2023?

  • comprei uma bike no início do ano 😀
  • usei a bike três vezes e me roubaram 😭
  • meu estágio chegou ao final.
  • mas eu continuei trabalhando para a empresa, de home office.
  • voltei pra manaus para acompanhar a minha mãe na cirurgia.
  • o que era para ser apenas 3 meses, acabei ficando por lá por 8 meses.
  • adotei a amora 💕🐶
  • fiz muitos passeios com a mamãe durante esses meses.
  • meu namorado se mudou para outro país 😭 sinto saudades dele todos os dias.
  • voltei a fazer terapia com a psicóloga e estou gostando muito!
  • voltei a fazer o tratamento para tomar remédio para ansiedade.
  • fui promovida na empresa! agora sou designer júnior.
  • além disso, estou um pouco responsável por uma equipe de 3 pessoas (duas pessoas e eu).
  • eu, finalmente, entendi o sentimento do que é ter amigos. foi um sentimento tão bom! um dia falo sobre.
  • mudei novamente para são paulo.
  • estou mais independente.
  • aceitei o fato de eu precisar ir na academia. pretendo iniciar em breve.
  • fui na campus party! o que era meu sonho há uns 10 anos.
  • tive a oportunidade de assistir um desfile na são paulo fashion week.

como foi esse ano para mim?

foi um ano bastante movimentado. não achei que eu conseguiria passar por algumas coisas, mas eu passei e me serviram de aprendizado e me fizeram evoluir como pessoa/como ser humano. algumas coisas eu finalmente entendi, mas isso ainda é um processo diário e preciso me lembrar disso constantemente. um dia essas coisas eu aprendo de vez rsrs.

como eu definiria 2023 em uma única palavra?

MUDANÇAS

Em diversos sentidos, tanto mentalmente quanto fisicamente. voltei para manaus e depois voltei pra são paulo. tive mudanças de rotina, ambiente, pessoas, cargo na empresa (2 vezes) e uma mudança na mentalidade também. aprendi algumas coisas e outras estou no processo. foi um ano em que eu olho pra trás e penso: "nossa! quanta coisa aconteceu por aqui". 


o que está em andamento que posso deixar para 2024?

  • definir os processos internos do meu estúdio de design
  • projeto de idv do meu primeiro cliente
  • meus cursos online
  • site do estúdio
  • conteúdos para o instagram do estúdio
  • livros e outros para estudar relacionado a design

o que eu pretendo deixar para trás em 2023?

a primeira coisa que já quero começar 2024 excluindo da minha vida é a baixa autoestima e o sentimento de achar que não sou boa o suficiente. não quero mais ser tão pessimista. isso é algo que me afeta um pouco e eu mesma acabo me incomodando com isso. quero parar de ficar pensando nessas coisas negativas e começar a focar no que eu realmente estou construindo para o futuro que eu quero.

também quero deixar de lado um pouco o sedentarismo. fazer atividades físicas fora de casa ainda é um desafio para mim, mas pretendo superá-lo ano que vem. não quero focar somente em perder alguns quilos, mas quero fazer atividade física para ajudar no meu tratamento para ansiedade e manter o corpo em movimento.

outra coisa que quero trabalhar melhor é no meu jeito e meu visual que ainda é um pouco "adolescente", eu quero poder me olhar no espelho e me ver como uma profissional que entende do que tá fazendo, haha. na real eu estou listando o que eu quero para 2024 né? haha tudo bem! vou seguindo escrevendo esse post sem muito perfeccionismo e o importante é o que eu consegui identificar ao longo de 2023 e o que eu posso fazer para melhorar isso.

muito desse tópico anterior eu acredito que esteja relacionado também a minha timidez, medo e a vergonha de fazer coisas e falar com pessoas. ainda não sei bem como diminuir isso. Além de tudo isso, quero deixar para trás a má alimentação. atualmente estou fazendo as consultas com uma nutricionista e estou seguindo o plano que ela me passou, confesso que não sigo tudo, mas eu já consegui através da alimentação.

quero deixar para trás a prioridade que eu dava aos outros e eu acabava me deixando de lado em vários momentos. quero deixar os gastos excessivos em 2023.

um lema para 2024

não esquecer que por enquanto é tempo de morangos
essa frase é da clarice lispector e fui influenciada digitalmente pela bruna martiolli, uma professora de literatura que produz conteúdo na internet sobre literatura, a vida, a arte. ela também tem um podcast chamado "é tempo de morangos" que é simplesmente incrível! as reflexões que ela traz não só no podcast, mas também no youtube e em seu instagram são coisas que eu fico tipo horas pensando sobre. 

esse ano de 2023 eu passei a filtrar mais quem eu acompanhava na internet, ainda não cheguei num momento ideal, mas tem algumas pessoas que eu vejo o conteúdo e que realmente me inspiram e eu admiro demais! e, em algumas coisas, me identifico também.

enfim, essa conversa a gente deixa para um outro post. eu ainda não li o livro 😅 ok que é um vacilo meu, mas será minha próxima leitura. por enquanto estou lendo água viva, também da mesma autora e quem sabe posso trazer minhas reflexões sobre esse livro em algum momento por aqui. a frase é basicamente associada a um recomeço, deixar pra trás as coisas ruins e levar a vida, o agora, de uma forma mais leve, mais positiva. não aquela positividade tóxica que a gente vê nas redes. mas é como eu olhar mais para mim e para minha vida com mais carinho, mais cuidado e mais amor comigo mesma.

eu sou uma pessoa, um ser humano e com sentimentos. eu fico cansada, eu fico estressada, eu fico alegre, eu preciso de momentos em que eu me sinta feliz, que eu me divirta, que eu me permita ser e estar livre de pensamentos e sentimentos que me bloqueiam e me excluem. é uma frase para eu lembrar de olhar mais para mim. um olhar atencioso e cuidadoso assim como eu ajo com as pessoas ao meu redor, com as pessoas que amo. acho que é basicamente me amar mais.

apesar de o meu foco para o ano que vem ser outro, eu quis que meu lema fosse algo mais abrangente para a minha vida e que, consequentemente, afeta todas as outras áreas da minha vida.

em 2023 eu agradeço por...

  • passar esses meses com a minha mãe. eu estava precisando muito e hoje consigo levar a vida de forma mais leve graças a presença dela na minha vida. só me faz querer cuidar dela mais e mais, me faz ter força para poder retribuir dando todo o conforto que ela merece e garantir que ela tenha uma vida feliz.
  • a cirurgia da minha mãe ter dado certo. uma experiência nova para nós duas: eu estar cuidando e dando apoio a alguém que fez cirurgia e ela na primeira cirurgia dela. mas é algo que sou muito grata por ela estar bem agora e cheia de energia e saúde!
  • meu namorado ter conseguido um dos objetivos que ele sempre quis. apesar de ele estar longe agora, eu fico muito feliz por ele estar indo atrás dos objetivos e da vida que ele sempre quis. mesmo eu não podendo estar fisicamente próxima dele, estou aqui dando todo o suporte que ele precisa pra continuar seguindo 😊 admiro ele demais e quero a felicidade dele sempre!
  • agradeço pela minha família e amigos estarem bem. apesar dos problemas desse ano, sei que eles vão dar a volta por cima e superar, fico muito feliz de estarem bem e com saúde.
  • pelo cargo novo na empresa. é algo que eu nunca pensei que chegaria um dia e eu fico muito feliz de poder estar vivendo isso, numa empresa com pessoas queridas e que admiro bastante.
  • pelas coisas terem dado certo, mesmo que de formas diferentes. o caminho da vida é cheio de altos e baixos, obstáculos e a rua é sinuosa, mas as coisas dão certo em algum momento. pode ser que não exatamente do jeito que queremos, mas do jeito que é pra ser. eu percebi isso só agora e fico aliviada em poder planejar as coisas sabendo que não vai acontecer do jeito que eu desenhei. é olhar pra isso e sentir paz.

5 coisas que eu aprendi em 2023

  1. tudo é um processo, leva tempo.
  2. que eu também preciso de um abraço.
  3. eu sou boa no que eu faço.
  4. que eu preciso fazer as coisas pela minha própria felicidade, me acolher e cuidar de mim para eu me sentir bem.
  5. estou aprendendo a encarar as coisas com mais tranquilidade e a não me preocupar tanto assim com as coisas.

a pessoa que eu quero ser em 2024

quero ser uma pessoa que se cobra menos e aproveita mais o momento. também quero ser uma pessoa que busca aprender sempre, que voltou a ter o hábito da leitura, que consegue manter um hábito. quero ser uma pessoa mais segura de si, que fala sem medo, mais focada e aquela que realiza e não só planeja. a que vive o agora.

quais valores pessoais e outros elementos são importantes para mim?

  • os sábados são sempre meus. eu tenho as minhas coisas, meus compromissos e minhas tarefas. posso trocar esse dia para um outro compromisso? se o "sim" não estiver totalmente claro na minha mente, então a resposta é não.
  • nos domingos eu quero ter o poder de escolha. quero poder escolher descansar ou dar andamento em algum projeto. não é um dia planejado, é um dia que eu só quero viver e fazer o que eu quiser naquele momento. o que é diferente dos sábados pois eu tenho as minhas coisas pra fazer (tarefas de casa, coisas para resolver, etc.).
  • comunicação/conversa é a chave sempre.
  • sempre olhar para mim e perguntar: eu vou ficar feliz fazendo isso? estou fazendo isso por mim?
  • paciência

o que eu desejo manter na minha vida e o que eu quero trazer mais?

  • quero continuar sendo uma pessoa tranquila, calma e paciente.
  • quero manter meu bom relacionamento com as pessoas a minha volta.
  • quero trazer mais energia para seguir sempre firme nos meus projetos.
  • quero trazer mais saúde e disposição para o dia a dia e para minha mente.
como eu escrevi no início do post, eu assisti as lives da thais, a semana de planejamento, e fui seguindo os questionamentos que ela fazia por lá. gostei muito da forma como ela abordou tudo e eu recomendo demais os conteúdos dela.

fazer essa revisão do ano me fez olhar para além dos itens realizados e não realizados. me fez enxergar o tanto de coisa que aconteceu nesse ano, me fez refletir como que eu lidei com todo esse acontecimento, percebi que a vida não se resume aquela lista de metas que fazemos no início de cada ano. a vida acontece e continua acontecendo, nada para. a vida é tudo, não somente o profissional. a vida é saúde, são os amigos, são os momentos (sejam bons ou ruins), é família, é a natureza.

eu sei que meu lema para 2024 é outro, mas esse pensamento aqui é algo que quero levar pra vida. um lema de vida para eu sempre me lembrar:
nunca perca de vista a vida que você quer viver!

4 comments

  1. Oi, Emi. Não lembro se já comentei anteriormente no seu blog.
    Também sou do Norte (Belém) e mudei pra São Paulo esse ano. Já tomei remédio pra ansiedade por 6 meses e foi muito bom, pois tenho ansiedade generalizada. Gosto bastante de conteúdo de organização, e acompanho mais a Yasmin, da Flor de Mim. Conheces?
    Minha mãe está na fila pra fazer uma cirurgia importante também, espero conseguir ir pra Belém quando acontecer pra ficar bem pertinho dela. Que bom que deu tudo certo com a sua mãe ^^
    Gostei muito que queres priorizar coisas que te fazem feliz e abandonar o sentimento de não ser/saber o suficiente, tenho problemas com isso kkkkry
    Me identifiquei bastante com seu post. Espero que consigas atingir teus objetivos pessoais e profissionais, e se quiser um conforto do Norte aqui por SP, também podemos nos conhecer pessoalmente (aloka kkkkk desculpa se pareço louca sugerindo algo assim logo de cara, mas é que o povo daqui é meio estranho, e olha que eu sou estranha kkk)
    1bj e um ótimo 2024 ^^

    https://aavefantasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Você já comentou sim rsrs
      Que bacana, acho que eu vi um post seu sobre a mudança e tal.
      Nossa, não vejo a hora de parar de tomar esse remédio, mas... seguimos firmes e fazendo as coisas pra ajudar a acelerar esse processo. E sobre a Yasmin, eu acho que já vi algum conteúdo dela há alguns anos, já vi várias indicações do planner dela, é ela quem tem uma lojinha né?
      Enviando energias positivas daqui pra sua mãe e que você consiga estar lá, vai dar tudo certo! o/
      Siim, podemos nos conhecer sim! Sinto falta de conhecer pessoas, apesar da estarmos na cidade mais populosa do país né kkk
      Toda vez que falo com alguém tenho que responder que não sou do RJ kkkk por eu falar com o s mais "arrastado".
      Obrigada! E Feliz 2024 pra você também!

      Excluir
  2. Oii Emi,

    Adorei esse formato de post revisando tudo o que aconteceu no ano e pensando no que quer pro próximo. Parece funcionar muito bem, vou salvar pra tentar ano que vem.

    Eu li o comentário da Camila e vi que vcs estão em SP, eu sou do interior de SP mas moro pertinho da capital, se quiserem marcar um encontrinho eu acho que seria super divertido rs

    Beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Nossa super recomendo viu, ajuda a gente a ver algumas coisas que passam despercebidos e ajudam para o planejamento do próximo ano.

      Sobre o encontrinho, eu amei a ideia, seria maravilhoso um rolê por SP!!

      Excluir