prioridades para cada área da vida

o post anterior foi um pouco longo, mas necessário para eu iniciar esta etapa do planejamento para o próximo ano. é importante a gente olhar para trás, revisar tudo o que aconteceu, o que deu certo e o que não deu certo para a gente construir metas alcançáveis para o próximo ano. ter mais clareza do que queremos pra vida.

Anna Hecker via Unsplah

ainda seguindo as aulas da thais, do blog vida organizada, exibida na semana do planejamento, o post de hoje já traz uma clareza maior do que eu quero para o próximo ano. claro, assim como no post anterior, não irei detalhar tudo aqui pois algumas coisas são pessoais, mas há outras coisas que posso compartilhar por aqui e deixar registrado tudo =)

área de foco para 2024

a primeira coisa que comecei nesta etapa é definir a minha área de foco para 2024. assim como os anos anteriores, haha eu defini a área profissional. escolhi essa área pois é algo que vai afetar todas as outras áreas da minha vida, não significa que eu só irei focar na minha carreira, continuarei focando nas outras áreas da vida porém, a maior parte dos meus projetos serão destinados a área profissional. e é um foco que afeta as outras áreas e essas outras áreas também afetam diretamente o meu foco desse ano.


o que eu quero resolver nessa área de foco?

  1. estruturar o meu estúdio de design
  2. prospectar clientes
  3. ter 3 projetos de identidade visual no portfolio
  4. mudar minha imagem pessoal para mais profissional
  5. aprender after effects/ motion design
  6. concluir meu site
  7. concluir meu portfolio no behance
  8. estudar inglês
  9. concluir os cursos online que estão pendentes e que são relacionados a area de design
  10. divulgar mais meu trabalho no instagram/facebook
  11. melhorar meu perfil no linkedin
  12. melhorar a minha oratória
  13. ler mais livros relacionados ao design

fazer um exercício de propósito e longo prazo: qual meu objetivo a longo prazo? qual o motivo dessa área ser tão importante?

responder essas perguntas pode me ajudar a elencar as prioridades dentro na área de foco que eu escolhi para 2024. no post anterior sobre a revisão de 2023 eu finalizei com uma frase que cabe trazer ela aqui como questionamento: qual é a vida que eu quero viver? responder isso me diz muito sobre mim mesma e me ajuda a saber se estou no caminho certo.

meu objetivo pra vida é viajar o mundo inteiro. a vida que eu quero viver é uma vida nômade, poder trabalhar de qualquer lugar do mundo e viajar ao mesmo tempo. mas eu também quero ter a minha casa e decorar ela do jeito que eu quiser. não importa a casa: tiny house, motorhome, uma casa no meio do campo ou até em um pequeno vilarejo/ numa cidadezinha.

pensando nessa vida que eu quero viver, a minha área de foco para 2024 vai me ajudar no futuro, eu preciso concluir alguns projetos para que eu possa chegar mais perto do meu objetivo. espero que tenha dado para entender 😅 mesmo com minha falta de habilidades para explicar as coisas, seguimos com o planejamento.


que estilo de vida estou construindo para mim nesta área? o que estou fazendo para o meu futuro? para a vida que eu quero.

  • mudando minha alimentação. estou aos poucos aprendendo a comer de forma mais saudável para eu conseguir fazer trilhas, ficar menos cansada ao andar poucos metros, usar as roupas que eu quero e estar bem fisicamente para me ajudar com a ansiedade e ter disposição para seguir com os projetos. afinal, preciso estar com a saúde boa pra fazer um mochilão, não é? 😉
  • estou trabalhando na empresa para me desenvolver mais como pessoa e profissional. hoje o cargo em que estou exige de mim algumas habilidades de gestão de pessoas e tempo que preciso saber. além disso, eu ganho experiência na área e na vida mesmo, me tornando uma pessoa mais segura comigo mesma, aprendendo a lidar melhor com outras pessoas e com os desafios que vão surgindo. estou feliz de poder estar trabalhando em uma área que eu escolhi e gosto de trabalhar.
  • cuidando da minha saúde como um todo. estou fazendo terapia, tomando os remédios certinho, cuidando da alimentação. eu posso até ser um pouco devagar, maaas estou indo no meu tempo, do jeito que tem que ser.
  • faculdade. ainda estou concluindo a faculdade e considero que isso também faz parte do meu futuro.

o que eu quero que seja verdade nessa área em até 2 anos? pense em um cenário.

esse é um exercício bem interessante até na pergunta que já é feita, não é algo que você deseja ou sonha ou tem vontade. é algo que você quer que seja verdade. eu leio essa pergunta como uma forma de listar as coisas não tão abstratas, me forço a ter mais clareza dos meus projetos e objetivos. posso listar algumas coisas aqui:

  • que que a minha empresa já esteja estruturada em questão de processos internos e que eu já tenha projetos o suficiente para ter uma renda igual ou superior a que tenho no momento com meu trabalho fixo. é um grande desafio, até mesmo para manter as duas coisas. mas para o meu objetivo a longo prazo, preciso passar por algumas etapas ao longo do tempo.
  • quer já estar com uma imagem pessoal mais profissional.
  • também quero estar com a saúde melhor do que tenho hoje.
  • quero ter feito pelo menos duas viagens sozinha.
  • quero ter feito também pelo menos duas viagens com a mamãe.
  • não ter mais medo de sair na rua.
  • estar com a amora e conseguindo sustentar ela 🐶
  • ser uma pessoa mais estudiosa.

sub áreas e responsabilidades, quais são as suas obrigações?

este tópico não acho que seja relevante eu trazer as minhas coisas aqui, porém trouxe essa pergunta mesmo assim. talvez ajude você. cada pessoa possui um estilo de vida diferente e na família: uma configuração diferente no ambiente familiar. por exemplo, se você tem filhos, quais são as suas responsabilidades? levá-lo na escola, garantir a alimentação dele, garantir que ele esteja bem de saúde? e na parte financeira, que responsabilidades você têm? pagar conta? quais contas? você faz faculdade? qual é a sua obrigação com seus estudos?

são coisas que você já faz e faz parte da sua vida, não algo que você deseja ter. mas é interessante fazer este exercício já olhando para o próximo ano, por exemplo: o filho vai mudar de escola, uma escola mais longe e eu levarei ele para escola antes de ir para o trabalho. enfim, é importante entender essas obrigações até porque fazem parte do dia a dia e influenciam muito nos projetos que a gente define para o próximo ano.



outras áreas

um exercício que é interessante fazer se chama "roda da vida", no post anterior eu não mencionei ele, mas na semana de planejamento a thais falou sobre e já tem alguns posts dela no blog abordando esse assunto, vou deixar os links logo abaixo. estou fazendo esse exercício aos poucos durante a terapia, estamos analisando cada área. um dia posso trazer aqui os aprendizados sobre a roda da vida.


o que será prioridade em cada uma das outras áreas da minha vida? até 3 prioridades por área.

não vou trazer todas as áreas da vida aqui, eu encontro sempre uma lista diferente e há pessoas que juntam uma área com a outra deixando em um tópico só. vou compartilhar aqui algumas minhas e elas vão ser o assunto dos posts de 2024, pretendo fazer uma revisão mensal aqui no blog para registar o status de cada projeto.

para trazer mais vida ao post resolvi desenhar os tópicos 😊


faça uma análise do exercício anterior e escolha as 5 maiores prioridades.

os itens que citei no tópico anterior vão todos virar projetos, mas há 5 que eu preciso muito concluir esse ano. caso algum outro projeto deste esteja tomando meu tempo e tenho que rever ele para saber se eu estou deixando algo que seja prioritário de lado e dando mais atenção a outro projeto. mas tudo isso sem me cobrar tanto, pode acontecer de no meio do caminho eu mudar de ideia. por enquanto, para esse início de 2024, as prioridades escolhidas foram essas.


me formar na faculdade é algo muito prioritário pois eu tenho que terminar esse semestre. ou seja: não ficar reprovada em nenhuma matéria.

conseguir guardar dinheiro todo mês é algo que me planejo esse ano, mas para isso preciso reduzir alguns gastos. estou pensando em fazer uma série de posts aqui no blog contando sobre o andamento desse projeto, de comprar menos. quem sabe eu faça algum relatório mensal de projetos aqui no blog =)

outra coisa que não posso deixar de fazer são exercícios físicos com mais frequência. eu entendo que preciso ter mais resistência física, estou vendo as possibilidades que tenho e como que eu posso começar. é difícil pois eu nunca malhei numa academia então nem sei como que funciona os aparelhos.

além dos exercícios, quero melhorar a minha alimentação que tá sendo um processo bem lento. mas a parte boa é que estou aprendendo mais como meu corpo reage com as quantidades de comida e os tipos de comida que eu como. tem coisas que eu nunca enjoo: frango com macarrão e molho de tomate. vou experimentar comer mais isso nas refeições e adicionar no máximo mais duas opções que sejam fáceis no cardápio. preciso que minha rotina fique mais prática e eu passe menos tempo na cozinha.

coloquei os cursos para concluir esse ano e com prioridade pois eles expiram em alguns meses. então preciso assistir tudo até lá e absorver o máximo de conteúdo possível. dois deles tenho acesso vitalício e o outro é só até março/abril =(

 

1 meta de hobby

ainda estou decidindo se vai ser algo relacionado a pintura de aquarela, ilustração ou montar quebra cabeças. mas acho que vai ser algo mais relacionado a ilustração e pintura.

1 meta de carreira

definir melhor meu estilo, como eu me visto. também estou reformulando meu guarda-roupa, quem sabe os posts sobre isso trazem mis sobre os meus looks de trabalho.


_______________________________________


com este texto enorme (de novo) deu pra perceber que tenho muita coisa para o ano que vem, né? fora as outras metas pessoais que tenho aqui. pode estar tudo uma zona, mas no próximo post as coisas vão ficar mais claras e com metas mais alcançáveis para o próximo ano.

como este post já está muito longo, mas vou deixar a parte 2 desta etapa para o próximo post que vai ser: lista dos projetos e a visão geral do ano.

4 comments

  1. Muito bom poder olhar pro futuro e pensar no que a gente quer, né?
    Eu sigo a Thais, mas não tenho visto o conteúdo dela ultimamente. Achei bem interessante a estrutura :)
    Esse ano eu estou focando muito na minha saúde. Física e mental.

    Sobre a alimentação, eu tenho comprado marmitas prontas de uma pessoa de confiança, mas também já cozinhei minhas marmitas... ajuda muito nessa fase de comer melhor, porque a comida já vai estar pronta.

    Desejo que você consiga realizar o que planejou para esse ano.

    Um abraço,
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma sensação boa fazer isso, amo planejar! haha
      Marmitas ajudam muitooo! Eu estou cozinhando então já faço pra semana toda, tanto almoço quanto a merenda e a janta. Economiza um ótimo tempo!
      Muito obrigada! =)
      Abraços!

      Excluir
  2. Que demais menina, amei tua organização e de verdade, espero que tudo dê certo para você nesse novo ano, acho que agora para você é foco, porque vai dar certo.

    Se ainda não oconhece meu blog é o Depois dos 28 estou acompanhando seu blog, sei que não é uma troca mas ficarei muito feliz se aparecer por lá, um grande abraço. 🫶🏻

    ResponderExcluir
  3. AMEI os tópicos desenhadinhos, ficou uma graça!

    Também sou do design então me identifiquei com muitas coisas rs

    E nossa, esses hobbies eu amo TODOS, aquarela, ilustração, quebra cabeça... acho que a gente tem muito em comum!

    E no mais adorei a organização, preciso parar e fazer isso por aqui também.

    Beijo ♥

    https://meumuseuparticular.blogspot.com/

    ResponderExcluir