Desde novembro que não apareço por aqui né. Eu até diria que nada aconteceu, mas não, muita coisa aconteceu! E eu quero mesmo voltar a escrever por aqui, mais como um diário do que anda ocorrendo, preciso voltar com o hábito de escrever. Eu acho que estou "pensando pouco" hahaha, quero dizer que ando refletindo menos sobre as coisas e apenas aceitando o que tem vindo, sabe? Não sei bem explicar, acho que deve ser o excesso de conteúdo na internet, assistir demais vídeos, reels, tiktok, etc. Quero voltar a ler mais. Bom, vamos deixar esse papo para outro post e vamos seguir com as últimas atualizações do lado daqui.
Me mudei, de novo
Eu nunca me mudei tanto de casa quanto nesse último ano, eu vivi uma vida quase nômade, ou pelo menos experimentei um pouco dela. Voltei pra Manaus em dezembro para esperar o resultado do visto lá com a minha mãe, foi uma das melhores decisões que eu tomei! Me fez muito bem mentalmente. Sinto que só com a terapia o meu processo de recuperação teria sido bem mais lento e não sei se teria forças pra chegar até aqui hoje.
Eu já comentei em outro post o quanto a minha rotina estava caótica, eu quase tive um burnout e os sintomas de depressão estavam cada vez mais frequentes. Estar junto da família, na minha casa foi essencial pra eu desacelerar e aproveitar mais o momento presente. Mesmo eu tendo que sair do emprego e depois ter reduzido a minha renda a praticamente zero reais, sou grata por ter uma excelente rede de apoio e pude passar por esse período mais tranquila.
No início de fevereiro o resultado do visto saiu e voltou a correria para uma nova mudança: Portugal. Agora estou aqui iniciando uma nova etapa da minha vida. Ainda sem muito saber onde isso vai chegar, mas tudo bem, estou aproveitando a vida por aqui.
A vida em Portugal
Eu queria trazer mais sobre por aqui, ainda estou vendo uma forma de registrar tudo. Comecei a gravar mais e tirar mais fotos, ainda tenho certa vergonha, mas aos poucos consigo. Quero um dia reler os posts no futuro e ver todo o meu processo de adaptação por aqui.
![]() |
Porto, Portugal |
Não moro em Porto, mas é numa cidade próxima e eu até que gostei da cidade viu. Uma cidade pequena, é bem tranquila. Muito diferente de Manaus e mais ainda da grande São Paulo! A sensação de segurança é incrível, mas mesmo assim eu ainda fico com receio por ser mulher (vocês sabem, né?). Apesar disso, é muito diferente do Brasil quando se fala em segurança.
Aqui também eu consigo andar na rua mais tranquilamente, tem praças e parques por perto, consigo fazer um passeio só caminhando e não preciso pegar ônibus ou carro. Em Manaus era mais complicado pois a gente morava mais afastado de parques e outros locais mais movimentados, então para sair sempre precisava de algum transporte (carro, moto ou ônibus).
Outra diferença é que várias coisas relacionadas a alimentação é mais acessível. Claro, quando se ganha em euro, eu ainda estou com a moeda do real então sempre tenho que converter e sai mais caro várias coisas e outras sai o mesmo preço. O acesso a itens de supermercado sem glúten e sem lactose é facilitado, tem coisas que são um pouco altas dependendo do que seja, mas no geral encontra fácil.
Estou aqui há apenas um mês então é bem provável que minha opinião vá mudando conforme eu vá vivendo o país. Já consegui quase todos os documentos para eu finalmente poder procurar emprego, tenho ainda uns meses até o visto acabar.
Ah, uma coisa que quero muito: voltar a fotografar. Quero aproveitar a segurança do país e sair para fotografar na rua. Gente meu sonho!! hahaha. Sério, em Manaus eu tinha zero confiança pra sair na rua e fotografar com a minha antiga câmera. Vou juntar dinheiro e comprar uma, mas por enquanto vai pelo celular mesmo. Eu estou muito empolgada pra deixar registrado aqui no blog os passeios com meu namorado.
Cuidando da minha saúde
Nesse ano de 2025 eu defini que a minha área de foco vai ser a saúde e vim determinada para isso. Eu estou com sobrepeso, as minhas roupas não cabem mais e também sinto que tô com alguns problemas de saúde.
Muita coisa do que eu como estavam me fazendo muito mal, muita azia e barriga inchada, eu acordava de madrugada com azia intensa. No Brasil eu acabei não fazendo nenhum exame para investigar isso, apenas os exames de sangue, então não tem como eu saber exatamente o que era. Marquei consulta com a nutricionista e estou fazendo acompanhamento de 3 meses. Desde que cheguei aqui não senti mais azia e a barriga ficou pouco inchada, reduzi bastante coisa da minha alimentação no dia a dia e irei manter assim até o final das consultas. Depois posso voltar aos pouquinhos a comer um doce ou outro, uma pizza, mas por agora, eu cortei tudo. Já comi algumas vezes salgado ou um doce e não me fez mal, então vou seguindo só com alimentação saudável por uns meses que vai ficar tudo bem!
Além disso é comum eu ter falta de vitaminas no sangue, fiz os exames e eu tava aí praticamente com anemia, em breve talvez teria falta de vitamina D, e por aí vai... Como aqui em Portugal eu não vou poder acessar o sistema de saúde pública até eu estar com todos os documentos certinho, então tenho que me cuidar com alimentação e exercícios. Aliás, comecei a fazer exercícios, são bem simples e também as caminhadas, estamos focando ainda em manter o hábito e depois eu foco nos exercícios mais pesados.
O Design na minha vida
Eu já apliquei para o visto para Portugal ciente de que, talvez, não conseguiria emprego na minha área como designer. Eu quero muito continuar trabalhando como designer e estou tentando manter o trabalho como freela e procurar emprego aqui. Não sei como vai ser, provavelmente será corrido, mas acho que eu preciso estar de novo com a vida mais corrida e mais atarefada. Eu estou bem, cuidando da saúde mental e física, seguindo com o foco por aqui e acho que posso persistir mais um pouco na minha área profissional.
Quero manter meu objetivo de ter renda trabalhando remotamente, seja por contrato com empresas ou como freelancer. Estou estudando os cursos que eu já tinha comprado, estou com as minhas energias com foco nisso por enquanto.
Este blog
O blog não foi um acontecimento recente, mas é o de sempre... layout. Eu ainda estou insistindo na ideia de fazer o meu próprio layout aqui. Claro que não do zero, eu uso como base os templates disponibilizados pelo blogger, mas quero personalizar do jeitinho que eu imagino. Também vou encarar isso como algo recorrente e, uma mudança de cada vez. Sabe aquela pressa pra deixar tudo perfeito e só daí começar a postar? Pois é, não quero que isso aconteça aqui.
O blog é algo mais lento, mais calmo e as mudanças aqui também tem que ser assim. Um dia eu consigo mudar uma coisinha, na outra semana consigo outra pequena coisa e por aí vai... Por enquanto temos a cor de fundo, o logo e algumas cores já definidas. Estou usando a mesma paleta de cores do meu estúdio, queria deixar tudo padronizado, inclusive o logo é bem parecido.
Deixei até dois gadgets aqui do lado falando sobre as últimas atualizações do blog e qual a próxima atualização a ser feita. Como não quero deixar essa lista em outro lugar fora do blog, resolvi deixar ali mesmo que pelo menos eu costumo ver frequentemente.
São essas as recentes atualizações aqui =) Esse ano pretendo participar do BEWA (blog every week de abril), então essa semana começo a preparar os posts aqui. A Lana tem uma página do projeto explicando certinho como funciona e esse ano ela lançou um gerador de temas. Achei genial a ideia! Esse projeto de abril pode ser uma ajudinha para eu voltar a escrever com mais frequência por aqui.
Emi, que sua nova vida em terras portuguesas seja maravilhosa e que sua carreira internacional como designer decole logo! Estou passando por uma situação parecida com o layout do meu blog. Usei um tema padrão e fui fazendo alterações no código aos poucos. Agora ele está bem parecido com o que desenhei no Figma. Ainda faltam alguns ajustes, mas seguimos em frente. Vou voltar aqui para acompanhar a evolução. Posta mais! 😂
ResponderExcluirOi, Emi!
ResponderExcluirLegal ver um post novo por aqui. Nossa, sua vida girou 360 na velocidade 2x, né?! Quer legal que estás em Portugal, e sobre ser mulher aí deve ser bastante diferente, principalmente sendo mulher brasileira, já o quesito segurança deve ser maravilhoooooso. Eu já senti uma mudança enorme mudando de Belém pra São Paulo, pq em Belém tu não pode pegar o celular na rua um instante, e aqui eu já consigo. Na Europa é segurança de verdade que sente? kkkk
Espero que vc compre logo a câmera, registre mais coisas e mostre tudo por aqui, fiquei empolgada por ti ao ler o post. Espero que a adaptação seja boa e tudo melhore pra ti no quesito profissional e pessoal. <3
PS: qual o nome da cidade que estás morando?
1bj
AH! Esqueci de falar também pra vc que esse ano também tô cuidando da saúde. Também tô com sobrepeso e ano passado havia voltado a me exercitar, mas só esse ano que resolvi cuidar da alimentação. Super entendo a parte que falaste de primeiro focar em se movimentar pra pegar o hábito, é um ótimo começo. Vai ser legal acompanhar essa parte também
ResponderExcluir