Desde que eu cheguei aqui em Portugal, meu namorado e eu, caminhamos várias vezes na semana para explorar os locais por aqui. Alguns perto e outros nem tanto. Um dos objetivos é para eu conhecer a cidade e o outro é para eu criar resistência na caminhada e exercícios físicos. Com isso eu resolvi começar a registrar algumas fotos e ir postando aqui pelo blog alguns dos lugares que andamos visitando por aí.
Uma das coisas que eu mais gostei até agora morando aqui em Portugal é a facilidade de andar por aí explorando lugares, a segurança de andar pelos becos e praças. Eu queria poder registrar melhor algumas ruas que andamos, quem sabe um dia, quando eu tiver a minha câmera, podemos andar filmando as ruas igual aqueles vídeos de walking tour.
Dessa vez atravessamos a ponte do Infante e fomos para o lado de Porto, mais especificamente na Alameda das Fontainhas, onde tem um Passeio que recebe o mesmo nome. Esta Alameda das Fontainhas é um rua fica na freguesia do Bomfim, em Porto. De acordo com algumas pesquisas que fiz, lá acontece a tradicional festa de São João. Se esse ano tiver, com certeza eu vou registrar e escrever um post por aqui.
Descendo as escadas após a Ponte do Infante nos deparamos com uma escultura, que meu namorado disse ser, provavelmente, feita de bronze devido a cor do material meio esverdeado por conta da oxidação. A estátua, de autoria do escultor José Lamas, representa as Carquejeiras.
"As Carquejeiras do Porto foram um punhado de mulheres desta cidade que, nos finais do século XIX e príncípios do século XX, transportavam 40 a 50 quilos de carqueja, desde o rio Douro até o Centro, arredores e outras ruas da cidade, pela dura e cruel calçada da Corticeira. Durante anos, muito contribuíram para o desenvolvimento social e económico da mesma. Não tiveram voz, não foram respeitadas na sua condição humana, não foram enaltecidas, evocadas ou acarinhadas pelo árduo e importante trabalho que desempenharam - transporte da carqueja." (Arminda Santos autora do projecto e presidente da Associação Homenagem às Carquejeiras do Porto)
![]() |
"Da cidade, às Carguejeiras" de autoria do escultor José Lamas |
Pelo que pesquisei, foi uma luta de 5 anos para este projeto da homenagem ser aprovado, e em 1 de março de 2020 foi inaugurada. Ela representa a luta dessas mulheres que transportavam molho de carqueja, que era utilizado para acender fornos das padarias e lareiras de casas burguesas. A estátua representa a existência dessas mulheres trabalhadoras e que essa memória não seja esquecida pela história.
Caso queiram saber mais sobre, tem alguns links que falam mais detalhadamente sobre a história e todo esse processo de erguer o monumento: Etc e Tal Jornal, Pictury Photo Tours, JPN.
Lá nesta Alameda você consegue passear e desfrutar da vista do Rio Douro, da cidade Vila Nova de Gaia e também da própria cidade do Porto.
![]() |
Passeio das Fontainhas |
O acesso é fácil, você consegue chegar a pé ou de carro e estacionar ali por perto. Em algumas fotos é possível ver os carros estacionados por lá. Observei que há uns dois bares por ali e com belas vistas do Rio Douro e da Ponte Dom Luiz I.
![]() |
Calçada das Carquejeiras |
Essa calçada íngreme era por onde as Carquejeiras passavam, subiam e desciam levando as carquejas para o Porto. Ao visitar é possível descer e o caminho leva a Av. Gustavo Eiffel, mais a frente é possível ver a Ponte Dom Luiz I, um dos atrativos turísticos mais famosos aqui de Porto.
![]() |
Rio Douro e Ponte Dom Luiz I |
Além dessa visão, temos também a visão da cidade de Vila Nova de Gaia, mais especificamente da Escarpa da Serra do Pilar. Nesta cidade que também encontramos outros atrativos turísticos, como Jardim do Morro, teleférico e a Marginal de Gaia (uma rua com vista para a cidade do Porto). Quando eu visitar novamente por lá, posso trazer mais fotos e informações sobre esses locais.
![]() |
Vista de Vila Nova de Gaia |
![]() |
Escarpa Serra do Pilar |
Por fim, finalizamos o passeio assistindo pôr do sol da Ponte do Infante com essa vista incrível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário