Ultimamente eu tenho tido uma rotina bem caótica de muito trabalho, como até já comentei em outros posts por aqui, e tenho percebido bem mais o quanto de informação é jogado pra gente na internet. É meio estranho para mim que passar menos tempo na internet acabou me gerando esse insight.
![]() |
| Fotografia:Roma Kaiuk🇺🇦 | Via Unsplash |
Eu passo boa parte do meu dia no trabalho e sem acesso a internet, às vezes são jornadas de 10h de trabalho, sem contar as horas de descanso que eu aproveito pra dormir e os minutos de janta e almoço que nem tenho tempo de olhar o celular pois priorizo fazer a refeição. Eu tenho percebido uma queda no tempo que eu passo na frente do celular mexendo nas mídias sociais. Antes, quando eu trabalhava de casa e passava mais tempo com acesso a internet, meu tempo de Instagram eram certa de 3h e o tempo assistindo Youtube eram de 5h pra lá. Hoje em dia apenas nas minhas folgas que eu ainda passo 1h no Instagram, mas durante os dias de trabalho esse tempo não chega nem em 1h, há dias que são apenas 18/16 minutos. Fico feliz com essa evolução!
Nos últimos dias eu comecei a perceber que eu não estou conseguindo acompanhar mais as pessoas quanto na época que eu ficava muito tempo em casa. Digo, assistir os vlogs no Youtube, ver os stories no insta, acompanhar os posts também. O tempo parece que passa mais rápido e quando eu paro pra olhar algum perfil de alguém que eu acompanhava, eu penso "nossa, faz tempo que não vejo nada de tal pessoa, o que será que tem de novo?" daí assisto uns stories, reels e Youtube (quando tem) e acabou. Passo mais semanas sem ver nada. Daí me surpreendo com o tanto de coisa nova que já aconteceu e tal.
É por isso que a internet parece um borrão para mim, tudo acontecendo bem rápido, não dá tempo de acompanhar e parece que aconteceram mil coisas num intervalo de algumas poucas semanas. E tudo fica tão líquido, derrete rápido, as informações se dissipam de uma forma tão frágil e aos poucos as mídias sociais como temos hoje perdem a importância para mim.
Hoje em dia olhando cada vez menos a vida dos outros nas mídias sociais eu acabo vivendo um pouquinho mais a vida real. Não de forma tão saudável pois eu trabalho muito, mas parece que o meu trabalho é como uma internet: cada turno (almoço e jantar) é um turno diferente com clientes diferentes, tudo acontecendo rápido, ainda mais quando temos ali 200 pessoas por turno pra atender. Imagina você estar num espaço que tem cerca de 150 pessoas pra lidar o tempo todo!!?!?
Daí eu chegar em casa ou na minha hora de descanso e ter que ficar vendo feed infinito de dezenas de usuários diferentes, simplesmente não dá! A sensação que eu tenho agora é que eu vivo mais no mundo real, lido mais com as coisas aqui no mundo real, sabe? Discussões de comentários em posts, vídeos de opinião na internet ficam muito na teoria, um mundo que parece ser não atrelado a gente. Lidar com o jeito das pessoas na vida real, conflitos, sorrisos, histórias aqui na realidade me parece ser mais interessante e bem mais sólido que o borrão da internet nas mídias sociais de hoje.

Estou a cada dia com menos tempo de mídias sociais propositalmente para dedicar mais meu tempo livre com minhas coisinhas.
ResponderExcluirTava pensando em substituir meu tempo de consumo de feed das redes sociais pela minha lista do blogroll diariamente no tempo livre de trabalho. A blogosfera tem um ritmo de internet mais saudável e nostálgico, indo na direção contrário do brain rot.
Quero chegar nessa fase que você está, de viver mais o mundo real, de forma mais sólida e orgânica.
Também estive pensando em substituir o feed das redes pela blogosfera, de fato é bem mais lento as coisas. Tenho percebido que a dificuldade é em ir atrás dos posts e comentar pq no insta é tudo muito fácil, está ali, as coisas aparecem para você.
ExcluirMas a graça que era da internet antes era justamente a gente ir atrás das coisas, descobrir.
Tenho passado muito tempo no Instagram, e tenho percebido que raramente isso me acrescenta alguma coisa. Quero voltar a viver mais no mundo real também.
ResponderExcluirSuper recomendo! E na vida real acontece tanta coisa também e a gente vai percebendo que o que tá na internet (principalmente as mídias sociais) é tão... artificial.
ExcluirÉ bizarro como o instagram consome a gente e a forma como a gente vive né? Eu tenho percebido cada vez mais como é difícil acompanhar tudo que dá vontade de acompanhar. Se eu fico 2 dias sem ver já vira uma bola de neve. Não dá, não é sustentável né?! Por aqui é um exercício diário de conscientemente evitar olhar e acompanhar, e acho que vai ser umas das minhas principais metas pro ano que vem também. Ver menos a vida dos outros e viver mais a minha! Gostei mt do post!
ResponderExcluirSIIIIM!!! Daí dá até um cansaço mental do tanto de coisa que a gente "perdeu".
ExcluirIsso é a realidade da vida do CLT, infelizmente ou felizmente o tempo que temos livre é para curtir a família ou amigos. Quando nos damos conta, nem paramos direito para olhar o celular, eu prefiro mil vezes. Atualmente estou de "férias" e dá para blogar e ficar online, mas prefiro o caos da vida corrida, confesso!
ResponderExcluirEu também gosto de não ter tempo pra olhar o celular, mas o difícil é também não ter tempo para viver uma vida além do trabalho.
Excluir